No items found.

Prodac Norte | Espaços Exteriores Comuns

FICHA TÉCNICA

Nome do Projeto: Prodac Norte - Fora de Portas e Lugar para a Participação 

Estado: Espaço Público/Equipamento, construído

Promotor: Associação de Moradores do Bairro da Prodac Norte- Marvila

Localização: Bairro Prodac Norte, Marvila, Lisboa, Portugal

Ano de conclusão da obra: 2017

Créditos Fotográficos: Nelson d'Aires, Valter Vinagre

O espaço público do bairro estava severamente desqualificado e degradado. Tirando partido, e dando continuidade, à dinâmica participativa iniciada com o processo de legalização das habitações, lançou-se uma candidatura, em parceria com a Associação de Moradores, a financiamento camarário, através do programa Bip/Zip da CML, para a reabilitação do espaço público do bairro, definidas a partir de um processo participativo e de envolvimento colectivo.

O Bairro da Prodac Norte é, em quase toda a sua área, rodeado por muros que definem a sua primeira imagem pública. Destacam-se a reparação e pintura dos muros, bem como a reabilitação de pavimentos, a regularização das superfícies de rampas e escadas, e a colocação de novas guardas, permitindo uma circulação mais segura no seu interior.

O projecto "Lugar para a Participação" no bairro da Prodac Norte envolveu a construção de um anfiteatro ao ar livre. A criação deste equipamento público fortalece a importância na aproximação da população da Prodac Norte com o seu espaço público permitindo uma valorização das suas condições de habitabilidade e relações dentro da comunidade.

A iniciativa de constituição da bolsa de trabalhadores abriu o importante e necessário precedente de valorização da experiência e conhecimento dos actores locais através da sua contratação para acções realizadas no bairro e para o bairro. Adicionalmente, a génese participativa do projecto, a experiência profissional dos trabalhadores a recrutar e o envolvimento real e activo de moradores do bairro na execução dos trabalhos, determinaram uma natural apropriação e cuidada manutenção por parte dos seus, simultâneamente, criadores e utilizadores.