No items found.

Concurso Jardim de Infância e Escola Básica

FICHA TÉCNICA

Nome do Projeto: Jardim de Infância e Escola Básica 5º e 19º

Estado: Equipamento Escolar, concurso internacional

Promotor: Zbornica ZA Arhitekturo in Prostor Slovenije

Localização: Liubliana, Eslovénia

Ano: 2013

A Arquitetura Moderna concentra-se na necessidade das novas redes sociais. Agora é hora de fomentar a conexão com outros profissionais que lidam com espaço e sociedade, e definir o papel da arquitetura em sociedade.

O jardim de infância é o centro de toda comunidade. Os relacionamentos entre crianças de 1 a 6 anos são muito abertos em comparação com os relacionamentos entre adultos. Portanto, o jardim de infância pode ser considerado e entendido a um lugar ideal para lutar contra as diferenças sociais e xenofobia. Sendo este aberto ao público, é o primeiro passo para incentivar um senso de comunidade.

A proposta foi desenvolvida em torno da ideia de espaços comuns. As paredes do jardim de infância público não estão nos limites do terreno. À entrada do terreno existe um parque de estacionamento e um parque infantil - um espaço público comum e aberto. A área comum coberta pode ser usada não apenas para atividades do jardim de infância, mas também para festas de aniversário ou reuniões familiares. A ideia é que pais e adultos não fiquem na entrada, mas sintam-se como se estivessem numa creche (sob certas condições). O jardim de infância deve estar no centro da vida, da comunidade.

O edifício foi projetado no térreo, como um único volume. A criação de um pátio e átrios como forma de envolver a natureza ao seus espaços livres. A fachada norte funciona como uma parede que separa o público do privado. Um espaço multisuos é aberto a sul para terraços espaços de recreio associados à escola primária.