No items found.

Concurso para Escola Europeia em Creta

FICHA TÉCNICA

Nome do Projeto: Escola Europeia em Creta

Estado: Equipamento Escolar, concurso internacional

Promotor: School Buildings Organisation SA

Localização: Creta, Grécia

Ano: 2012

Um Complexo Escolar é mais do que um edifício. Ensina a viver em sociedade, para almejar por democracia, para declarar por soberania, multiculturalismo e livre arbítrio. Se uma Casa é o reflexo dos seus habitantes, a Escola deve ser o edifício da aprendizagem.

A proposta da Escola reúne um edifício único com todas as áreas necessárias. A escolha de unir todos os usos num único edifício teve como base duas ideias principais: centrar a área de construção no lote de forma a ter uma resposta de massa energética altamente eficiente, preservando o máximo de oliveiras possível; e propor um processo educacional - “Learning Street”, que promova uma forte comunidade escolar e interação social, como uma nova forma de relacionamento escola-criança.

Embora todas as unidades constituam uma única construção, eles são capazes de operar de forma independente.

O edifício está centrado ao terreno e desenvolve-se em três níveis: a cave, com todas as áreas de apoio e manutenção com lugares de estacionamento; ao piso térreo com um pátio aberto e áreas de recepção transparentes, jardim de infância, áreas sociais para o primeiro e segundo piso, áreas verdes ampliadas e todos os espaços ao ar livre; sendo o primeiro piso, dedicado ao Ensino Primário e Secundário, além das áreas administrativas.

Resulta assim uma construção compacta e contínua no primeiro andar (protegida das condições climáticas e do entorno da escola) e sombreamento do térreo aberto com áreas internas protegidas.

O pátio centraliza as atividades sociais e instiga o debate e a participação, como a antiga Ágora da Pólis - representando o antigo centro grego da democracia. O edifício proposto tem duas entradas, uma localizada mais a Norte do lote, de acesso ao nível do solo e estacionamento de carros, enquanto a segunda entrada é colocada a Sul na estrada de acesso (mais próxima à estrada principal do Campus Universitário e aos transportes públicos), com acesso direto para o primeiro nível. Ambas as entradas podem acomodar a entrada de veículos de emergência.