Este livro pretende ser um registo do trabalho de cinco anos no bairro das Terras da Costa, em Almada. Procura-se mostrar que a história do edifício que venceu o Prémio Archdaily Edifício Público do ano de 2016 - a Cozinha Comunitária das Terras da Costa - não começou com a sua construção, nem se ficou por aí. Com ele também se pretende abrir espaço para outras narrativas sobre a arquitetura contemporânea produzida em Portugal.

LIVRO

SITE

Imagens

Memória descritiva

Sem água, saneamento e com casas precárias, estas eram as condições de vida de centenas de pessoas que habitavam e habitam as Terras da Costa.

O início dos trabalhos foi moroso, mas os primeiros passos foram dados ainda em 2015, logo após o corte de eletricidade no bairro, em maio desse ano foram desmanteladas todas as puxadas ilegais, gerando uma enorme tensão no bairro. Entre finais de novembro de 2015 e março de 2016 aconteceu o processo de realojamento do núcleo da Rua do Juncal e a demolição das casas. Em 2016, o ateliermob propôs-se a analisar, estudar e construir informação sobre o bairro, de modo a que o processo de realojamento se pudesse iniciar a partir do território a demolir e com os moradores como atores principais, acreditando que a recompensa será no dia em que todos os moradores daquele território tiverem uma casa digna, num bairro construído com eles.

Hoje, em 2021, o bairro das Terras da Costa permanece no mesmo local e mais de 50 famílias continuam a viver em casas precárias, sem água e esgotos, mas com eletricidade legal. Agora que se fala de novo em realojamento e numa recomposição social da cidade, a Cooperativa Trabalhar com os 99% juntamente com os seus parceiros e os moradores do bairro decidiram construir este Observatório das Remoções para que, se consiga registar o quotidiano deste pedaço de território da Costa da Caparica.

Agora que se entra numa nova etapa de incerteza na vida das Terras da Costa, entendemos ser crucial deixar registos sobre o processo. Aqui iremos mapear, registar e partilhar informação sobre os realojamentos, e tudo o mais que se considere importante a cada instante. Contrariar a persistente tentativa de isolar cada um dos moradores e construir uma história comum é o mote deste projeto.

Estamos juntos - como tantas vezes se diz nas Terras.

Ficha técnica

Nome do projecto
Terras da Costa | Livro
Categoria geral
Publicação
Parceiros
Colectivo Warehouse
Fotografias
FG+SG
Localização
Terras da Costa, Almada, Portugal
Estado
Concluído
Data de início
2021
Data de conclusão
2022
Edição
Livraria Tigre de Papel
Revisão
Sara Goulart
Design Gráfico
Halfstudio
Impressão
Gráfica Diário do Minho
Co-Financiamento
COMPETE 2020
Apoio
Fundação Gulbenkian, Câmara Municipal de Almada, SMAS, Casa do Vapor
Website
we are boq