Terras da Costa | Livro
Topo
#250
Este livro pretende ser um registo do trabalho de cinco anos no bairro das Terras da Costa, em Almada. Procura-se mostrar que a história do edifício que venceu o Prémio Archdaily Edifício Público do ano de 2016 - a Cozinha Comunitária das Terras da Costa - não começou com a sua construção, nem se ficou por aí. Com ele também se pretende abrir espaço para outras narrativas sobre a arquitetura contemporânea produzida em Portugal.
Imagens
Memória descritiva
Sem água, saneamento e com casas precárias, estas eram as condições de vida de centenas de pessoas que habitavam e habitam as Terras da Costa.
O início dos trabalhos foi moroso, mas os primeiros passos foram dados ainda em 2015, logo após o corte de eletricidade no bairro, em maio desse ano foram desmanteladas todas as puxadas ilegais, gerando uma enorme tensão no bairro. Entre finais de novembro de 2015 e março de 2016 aconteceu o processo de realojamento do núcleo da Rua do Juncal e a demolição das casas. Em 2016, o ateliermob propôs-se a analisar, estudar e construir informação sobre o bairro, de modo a que o processo de realojamento se pudesse iniciar a partir do território a demolir e com os moradores como atores principais, acreditando que a recompensa será no dia em que todos os moradores daquele território tiverem uma casa digna, num bairro construído com eles.
Hoje, em 2021, o bairro das Terras da Costa permanece no mesmo local e mais de 50 famílias continuam a viver em casas precárias, sem água e esgotos, mas com eletricidade legal. Agora que se fala de novo em realojamento e numa recomposição social da cidade, a Cooperativa Trabalhar com os 99% juntamente com os seus parceiros e os moradores do bairro decidiram construir este Observatório das Remoções para que, se consiga registar o quotidiano deste pedaço de território da Costa da Caparica.
Agora que se entra numa nova etapa de incerteza na vida das Terras da Costa, entendemos ser crucial deixar registos sobre o processo. Aqui iremos mapear, registar e partilhar informação sobre os realojamentos, e tudo o mais que se considere importante a cada instante. Contrariar a persistente tentativa de isolar cada um dos moradores e construir uma história comum é o mote deste projeto.
Estamos juntos - como tantas vezes se diz nas Terras.
Ficha técnica
- Nome do projecto
- Terras da Costa | Livro
- Categoria geral
- Publicação
- Parceiros
- Colectivo Warehouse
- Fotografias
- FG+SG
- Localização
- Terras da Costa, Almada, Portugal
- Estado
- Concluído
- Data de início
- 2021
- Data de conclusão
- 2022
- Edição
- Livraria Tigre de Papel
- Revisão
- Sara Goulart
- Design Gráfico
- Halfstudio
- Impressão
- Gráfica Diário do Minho
- Co-Financiamento
- COMPETE 2020
- Apoio
- Fundação Gulbenkian, Câmara Municipal de Almada, SMAS, Casa do Vapor
- Website
- we are boq