Habitação Jovem
Topo
#333
Elaboração
dos projectos relativos à construção de um edifício de habitação
para jovens no lote da Vinha Tavares na Quinta da Flamância, no
município do Seixal (Portugal).
Imagens
Memória descritiva
PASSIVE HOUSE
Passive House é um conceito de edificação que se orienta por um padrão de elevado desempenho do ponto de vista energético, de saúde e conforto, a partir de uma construção economicamente acessível e sustentável.
ESTANDARDIZAÇÃO, FLEXIBILIDADE E DIVERSIDADE
A construção modular proposta permite menos variantes de pré-fabricação e uma não hierarquização dos espaços. Por outro lado, flexibiliza a utilização dos fogos por piso, podendo-se constituir diferentes soluções do T2 ao T4 - tipologias que se julga mais adaptadas a agregados jovens.Apenas as instalações sanitárias são fixas na utilização dos fogos. Tanto a cozinha como uma eventual segunda instalação sanitária, número de quartos, escritório, salas, closet, atelier, espaço de trabalho, entre outros, são definidos consoante as necessidades de cada agregado não sendo definido, à priori, pela construção.
ESPAÇOS COMUNS
Os acessos verticais foram colocados no centro do edifício para libertar as fachadas e assim permitir que todas as divisões dos fogos tenham diferentes formas de luz natural e ventilação cruzada. A cobertura plana deverá contemplar uma estrutura de painéis solares para aquecimento das águas, zona de convívio e estendal comunitário. Deverá ser contemplado, igualmente, a possibilidade de haver dois grelhadores comunitários e um espaço seguro dedicado às crianças.
Ficha técnica
- Nome do projecto
- Habitação Jovem
- Categoria geral
- Habitação
- Concurso
- Cliente
- Câmara Municipal do Seixal
- Parceiros
- Betar
- Localização
- Seixal, Portugal
- Estado
- Projecto
- Áreas
- 270,00 m2 (site); 1.211,45 m2 (construction)
- Data de início
- 2021
- Data de conclusão
- 2021