Elaboração dos projectos relativos à construção de um edifício de habitação para jovens no lote da Vinha Tavares na Quinta da Flamância, no município do Seixal (Portugal).

Imagens

Memória descritiva

PASSIVE HOUSE

Passive House é um conceito de edificação que se orienta por um padrão de elevado desempenho do ponto de vista energético, de saúde e conforto, a partir de uma construção economicamente acessível e sustentável.

ESTANDARDIZAÇÃO, FLEXIBILIDADE E DIVERSIDADE

A construção modular proposta permite menos variantes de pré-fabricação e uma não hierarquização dos espaços. Por outro lado, flexibiliza a utilização dos fogos por piso, podendo-se constituir diferentes soluções do T2 ao T4 - tipologias que se julga mais adaptadas a agregados jovens.Apenas as instalações sanitárias são fixas na utilização dos fogos. Tanto a cozinha como uma eventual segunda instalação sanitária, número de quartos, escritório, salas, closet, atelier, espaço de trabalho, entre outros, são definidos consoante as necessidades de cada agregado não sendo definido, à priori, pela construção.

ESPAÇOS COMUNS

Os acessos verticais foram colocados no centro do edifício para libertar as fachadas e assim permitir que todas as divisões dos fogos tenham diferentes formas de luz natural e ventilação cruzada. A cobertura plana deverá contemplar uma estrutura de painéis solares para aquecimento das águas, zona de convívio e estendal comunitário. Deverá ser contemplado, igualmente, a possibilidade de haver dois grelhadores comunitários e um espaço seguro dedicado às crianças.

Ficha técnica

Nome do projecto
Habitação Jovem
Categoria geral
Habitação
Concurso
Cliente
Câmara Municipal do Seixal
Parceiros
Betar
Localização
Seixal, Portugal
Estado
Projecto
Áreas
270,00 m2 (site); 1.211,45 m2 (construction)
Data de início
2021
Data de conclusão
2021