Frente Anti-Despejos - Como Continuar a Viver Aqui?
Topo
#324a
O projecto Frente Técnica Anti-Despejo foi apresentado ao BIP/ZIP com dois objectivos: por um lado, a constituição de um gabinete técnico de apoio jurídico que desse resposta a situações concretas de despejo passíveis de ser contestadas judicialmente (propusemo-nos a acompanhar 5 casos), e por outro, "o desenvolvimento de iniciativas que promovam uma maior ligação de todos quanto habitam no território, na sua diversidade, capacitando a comunidade para a tomada de decisões colectivas sobre o mesmo. Quer seja pelo acompanhamento técnico quanto à situação do edificado, e/ou pela programação de iniciativas de discussão colectiva que promovam o acesso à informação”.
Esta ideia partia da constatação de que Lisboa vive um processo violento de recomposição social, fruto da chamada Lei das Rendas, que atinge todo o inquilinato - seja habitacional ou comercial - sendo urgente encontrar respostas que pudessem contrariar esta realidade. Desejava-se encontrar formas de construção de processos de resistência e "a promoção de redes de vizinhança, geradoras de um movimento auto-organizado da comunidade, capacitando-a para a tomada de decisões sobre a vivência no território”.
Situado o projecto na área da cidade designada por Anjos, e pela sua complexidade e diferente composição social, optámos por dividir o território em duas zonas distintas (ainda que mantendo a coerência do projecto), a que demos o nome de Anjos de Cima e Anjos de Baixo, sendo a divisão feita a partir da Rua Maria Andrade.
Imagens
Memória descritiva
O manual anti-despejos cujo conteúdo resulta quer dos casos concretos que o projecto se propõe acompanhar, quer do trabalho desenvolvido com a comunidade que habita este território. Quanto a este último, entende-se quer o estudo urbanístico quer a mediação socio-cultural, alicerçando o projecto num processo participado que confira ferramentas a todos quanto habitam esta parte da cidade, por forma auto-organizarem-se e desta forma poderem desenhar formas de resistir.
Ficha técnica
- Nome do projecto
- Frente Anti-Despejos - Como Continuar a Viver Aqui?
- Categoria geral
- Habitação
- Estudo
- Publicação
- Cliente
- Câmara Municipal Lisboa, BipZip
- Parceiros
- Largo Residências
- Localização
- Anjos, Lisboa, Portugal
- Estado
- Concluído
- Data de início
- 2018
- Data de conclusão
- 2019