A exposição “Entre Linhas” no Palácio Marquês de Abrantes integra-se no programa de apoio BIP/ZIP 2015 do Município de Lisboa. O “Palácio como Habitação” é o tema apropriado a um conteúdo em forma de exposição direccionada para a comunidade da Rua de Marvila, tomando como referência o reconhecimento deste espaço como receptor e agregador da génese dos habitantes actualmente residentes neste território. É propósito revelar a potencial disponibilidade em agregar novos grupos de indivíduos, sendo exemplo a importância do período da industrialização da zona oriental de Lisboa para a permanência e vivência de uma comunidade que chegava a um contexto díspar da sua origem.

Imagens

Memória descritiva

O Palácio Condes de Figueiró, denominado pela população local como Palácio Marquês de Abrantes, identificado na acção de anti-gentrificação como edifício a ser preservado e recuperado, é epicentro de uma acção de revitalização urbana assente no retrato social de quem cria diariamente a dinâmica da Rua de Marvila.

O espaço de exposição é porta aberta para a comunidade, tanto ao nível dos conteúdos apresentados, tal como dos recursos inclusos. O Ateliermob, representado com um espaço de trabalho dentro da exposição, tem como objectivo envolver quem nos visita num processo participativo dentro das temáticas lançadas na programação, através de mesas redondas, gabinete de apoio local e convites a entidades externas na óptica da recuperação do Palácio.

Esta exposição pretende contribuir para um retrato do território na sua contemporaneidade como veículo especulativo do sucesso da reconversão do Palácio como polo habitacional e cultural da futura comunidade da Rua de Marvila.

Ficha técnica

Nome do projecto
Marvila Antiga | Entre Linhas
Categoria geral
Exposição
Partipação
Cliente
BipZip
Parceiros
Hangar, Os Amigos da Rua de Marvila
Localização
Marvila, Lisboa, Portugal
Estado
Concluído
Áreas
132m2
Data de início
2017
Data de conclusão
2017