Imagens

Memória descritiva

A solução adotada desenvolve-se a partir de um embasamento geral, um plano charneira e quatro edifícios em altura. No embasamento os pátios originam os recreios e resolvem a ventilação e entrada de luz natural. No plano charneira, à cota +90.40m, desenvolve-se a maioria das catividades de recreio que podem ser divididas ou permeáveis em função dos períodos do ano e interesses de gestão da escola. Neste plano, a água surge como elemento mediador, podendo ser utilizada num sistema fechado ou dentro do sistema de águas residuais ou como elemento de proteção que elimina a necessidade de haver muretes de grande altura e/ou gradeamentos. Os quatro elementos verticais dividem as salas do 1º ciclo ao secundário.

A opção por esta organização volumétrica resulta da avaliação de diferentes fatores. O embasamento aproveita a diferença de cotas do terreno para diminuir o seu impacto visual e permite albergar espaços dedicados às alunas mais novas e áreas comuns a todos os ciclos. Os quatro volumes em altura organizam de forma clara os diferentes ciclos ligados ao embasamento e entre si, evitando a orientação a Sul para as salas de aulas ao mesmo tempo que permitem a comunicação visual entre Convento e envolvente. Por outro lado, o piso charneira resolve a necessidade de grandes áreas de recreio, sendo algumas delas desde logo cobertas pelos elementos verticais.

Na relação com a envolvente próxima, o embasamento é desenhado paralelamente aos limites do passeio e da parcela. A Norte, a opção foi fazer prevalecer a presença do edifício património público, colocando aí os espaços exteriores de apoio ao Colégio.

Do ponto de vista funcional, o foyer articula as duas cotas de entrada no edifício: a entrada pública principal no edifício novo, à cota +88.00 na via de acesso mais fácil, e uma entrada mais institucional e reservada no edifício do Convento, para administradores, docentes e receção de visitas, à cota +93.30.

O edifício existente considerou-se adequado às áreas de receção, gestão e administração do Colégio. Aqui se localizam os núcleos de Secretaria, Direção, Docentes e Sala Multiusos, sendo esta na grande sala de pé-direito duplo existente no 1º piso.

No edifício novo, a Creche, o Pré-escolar e as áreas comuns tal como a Capela, o Refeitório e o núcleo de Desporto – bem como os serviços que lhes estão associados –, localizam-se no embasamento. Estas áreas são ligadas por um eixo de circulação onde se encontram também os acessos verticais ao piso dos recreios e aos volumes dos restantes ciclos. Nos elementos verticais da escola primária ao secundário, as salas de aula, salas especiais e laboratórios organizam-se em 2 ou 3 pisos, sendo os volumes do 3º ciclo e secundário duplamente ligados pela maior partilha de espaços. Entre salas, a abertura de espaços exteriores cobertos oferece pequenos espaços de recreio ou convívio às alunas.



Ficha técnica

Nome do projecto
Concurso Colégio Mira Rio
Categoria geral
Equipamento
Concurso
Cliente
SOCEI – Cooperativa de Centro de Ensino, CRL, Lisboa
Parceiros
BETAR | ATELIER PERSPECTIVAS
Localização
Telheiras - Lisboa, Portugal
Estado
Projecto
Áreas
7223 m2
Data de início
2012
Data de conclusão
2012