Salão Central Eborense

April 17, 2017

[PT] Com uma longa história de intervenções na primeira década do séc. XX, das quais a última de Francisco Keil do Amaral (1945), o Salão Central Eborense encontra-se encerrado desde o ano de 1986. Trata-se de um edifício de enorme importância, pela sua escala e carácter público, na malha urbana do centro histórico de Évora.
Do programa preliminar fornecido pelo município de Évora, constavam dois desafios estruturantes. A alteração da entrada principal para o Páteo do Salema (que se pretende que venha a servir de gerador da requalificação deste emblemático páteo do centro histórico) e o desenho de uma sala polivalente/blackbox que permitisse a concretização de um espaço adaptável às práticas artísticas e performativas contemporâneas.
Na passada semana foi entregue o Projecto Base de arquitectura, tendo sido realizadas apresentações e discussões sobre o projecto com técnicos municipais, na Comissão Municipal de Arte Arqueologia e Defesa do Património, em sessão aberta com técnicos e criadores e em sessão pública da Câmara Municipal de Évora.

[notícia - Câmara Municipal de Évora]




IMG_9837.JPG



Imagem do interior



IMG_0018.JPG


AXONOMETRIA VERTICAL.jpg