Pensar o Bairro, ocupando a Praça - Bairro ao Espelho

June 27, 2017

[PT]
Neste laboratório de arquitectura organizado no âmbito do Bairro ao Espelho, interessou-nos colocar as crianças da Escola Básica Sampaio Garrido a reflectir sobre o espaço da Praça das Novas Nações por forma a estimular a sua capacidade argumentativa e de discussão cidadã. Obviamente que isto deverá ser visto como um ponto de partida para intranquilizar todos os que diariamente, desistem daquele espaço, assumindo-o como um local de passagem e não o centro de encontros do bairro.
Sabemos que a Praça das Novas Nações, sempre foi desenhada para inviabilizar a sua ocupação popular. No desenho original do Bairro das Colónias, identifica-se claramente uma estrutura urbana muito próxima das cidades produzidas pelo fascismo italiano. No centro do bairro habitacional coloca-se uma praça/terreiro que não é um ponto agregador mas um local que permite, neste caso a partir da Rua de Angola, uma entrada robusta em caso de revolta facilitando a divisão do bairro entre zona Norte e Sul. Após o 25 de Abril, o desenho da Praça foi sendo quase sempre maltratado ainda que a liberdade e, sobretudo, as crianças da Escola Básica Sampaio Garrido tenham espoletado ocupações várias mesmo em condições adversas – como é exemplo a degradação do parque infantil e a posterior e inusitada substituição por aparelhos de ginástica.
Ao longo de várias sessões fomos trabalhando com as turmas do 3º ano da Escola Básica Sampaio Garrido e, com o apoio dos professores Cristina Reis e Alberto Goes Reis, os alunos, a partir de desenhos e modelos tridimensionais de diferentes escalas, foram projectando aquilo que pensam e querem para o futuro da Praça. Com esta exposição pretende-se espelhar as aspirações comuns de vontade de transformação, procurando desencadear uma mais activa e participada discussão sobre o Bairro e a cidade.


IMG_0804_.jpg



IMG_0811_.jpg



IMG_0814_.jpg



IMG_0821_.jpg



IMG_0826_.jpg



IMG_0828_.jpg



IMG_0833_.jpg



IMG_0838_.jpg



IMG_0852_.jpg



IMG_0863_.jpg