Estado da arte

September 17, 2019

[PT]
Tem-se revelado difícil ir publicando aqui todas as nossas frentes de trabalho. Neste reinício após férias, ensaiamos uma descrição com a síntese do que nos é possível escrever:




#213
A obra da Torre do Relógio e adaptação como a maior sala de espetáculos da Amareleja encontra-se praticamente concluída estando apenas por resolver algumas questões resultantes de alterações que valorizam o projecto.

#222
Os projectos de remodelação de cinco escolas em Tomar e reconversão para habitação encontram-se concluídos.

#229
Os projectos de reabilitação da Casa dos Guardas na Herdade da Contenda (Moura) encontra-se concluído julgando-se que deverá entrar em obra brevemente.

#230
O projecto de reabilitação do Salão Central Eborense (centro histórico de Évora) está para iniciar a obra sendo que o contrato de empreitada foi assinado recentemente. Este edifício representará um papel central na candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, dando resposta a práticas mais contemporâneas da arte dos espetáculos.


#244
A proposta de plano urbano participado para a Quinta do Ferro (Lisboa) encontra-se realizado em entregue ao município há mais de dois anos. Moradores e proprietários aguardam desenvolvimentos.

#250
Continuamos a prestar assistência técnica aos moradores das Terras da Costa (Almada), designadamente, na gestão do processo da electricidade. O processo de realojamento em que participávamos foi parado e, neste momento, não sabemos quais são as intenções do município para aquela população.

#258
Entregámos todos os projectos de execução relativos à reabilitação dos espaços públicos e operações urbanísticas para uma das áreas mais populosas do Concelho do Barreiro - Alto do Seixalinho.

#260
Foram entregues todos os projectos de execução relativos à reabilitação dos espaços públicos em quatro novas centralidades em aldeias no concelho de Benavente.

#261
Aguardamos aprovação do projecto base da nova sede dos Sindicato dos Estivadores e Actividade Logística (SEAL).

#267
Com a CML, Fundação Aga Khan e Solidariedade Imigrante, concluímos o processo de mapeamento e divulgação de outros olhares sobre a cidade na zona dos Anjos em Lisboa, num programa financiado pelo Conselho Europeu.

#276
Recentemente obtivemos a aprovação informal para a continuidade do projecto de reabilitação do Palácio Marquês de Abrantes o que implicará a reabertura de um gabinente técnico local na Rua de Marvila para construir uma proposta com as pessoas do bairro.

#278
A reconstrução das casas destruídas pelo incêndio de Pedrogão que nos foram atribuídas no âmbito da parceria entre a União das Misericórdias Portuguesas e a Fundação Calouste Gulbenkian encontram-se todas concluídas.
Inicíamos a realização de um livro sobre este processo.

#280
Depois de termos elaborado para a CML um documento sobre boas práticas fora de Portugal sobre as questões relacionadas com a violência de género no espaço público, encontramo-nos a tentar concretizar um pequeno estudo de caso no Bairro Padre Cruz.

#284
Concluímos a elaboração dos projectos "Viva a Cidade" a concretizar na cidade de Aveiro, dos quais resultarão cinco projectos no espaço público.

#286
#302
Estamos a projectar a requalificação de duas moradias unifamiliares para habitação própria permanente.

#295
A Frente Anti-Despejo encontra-se em elaboração e apresentará resultados brevemente que ainda não podemos revelar.

#310
Estamos a prestar apoio técnico à Associação de Moradores da Quinta da Lage.

#311
Sob o tema "What is radical today", participamos na exposição patente na Royal Academy of Arts de 40 visões radicais sobre como a arquitectura pode responder às rápidas transformações do mundo actual.


*****
Candidaturas
Encontramo-nos a elaborar três candidaturas de municípios a fundos europeus e a dar apoio técnico a seis associações de moradores e três cooperativas de habitação para obtenção de financiamento e construção de processos.