[PT] O projecto Refugi.Arte em Marvila foi seleccionado como o caso de estudo de Lisboa a explorar no quadro do MC2CM Project.
O Mediterranean City-to-City Migration Project, vulgarmente designado por MC2CM Project, é um projecto de investigação coordenado pelo United Cities and Local Governments (UCLG) Committee on Social Inclusion, Participatory Democracy and Human Rights. O seu desenvolvimento está a cargo de uma equipa do UCL Bartlett School of Architecture, sob a liderança de Yves Cabannes e Barbara Lipietz e, a nível local, por Sílvia Viegas (CES-UC/GESTUAL-FAUL) e Sílvia Jorge (GESTUAL-FA-UL).

O MC2CM Project visa identificar casos de estudo internacionais distintos apontados para a inclusão de migrantes à escala das seguintes cidades: Viena (Áustria), Lyon (França), Madrid (Espanha), Turim (Itália) e Lisboa (Portugal), todas estas urbes localizadas na Europa, e ainda Tanger (Marrocos) e Túnis (Tunísia) no norte de África, e Amman (Jordânia) e Beirute (Líbano) no Médio Oriente. Os casos de estudo selecionados deverão referir políticas públicas locais, articuladas com práticas da sociedade civil, conducentes a uma maior coesão social e, igualmente, ao direito à cidade para todos (infraestruturas e serviços básicos, entre muitos outros direitos). Por sua vez, estes casos de estudo deverão estar necessariamente enquadrados à escala nacional e internacional.