Noutra Costa foi um workshop que decorreu entre 23 e 29 de Junho por iniciativa do CEACT e do DA com a coordenação de Pedro Campos Costa e Filipa Ramalhete.

O objecto de estudo, as Terras de Lelo Martins na Costa da Caparica, é um bairro clandestino em situação de exclusão sócio-espacial. Durante uma semana, diferentes equipas procuraram pensar o bairro. Os tutores convidados foram os seguintes: atelierbase; Oto Arquitectos; José Castro Caldas + Sérgio Silva ; Like architects; Studio Argot e ateliermob.

Mesa à Costa

Considerando o prazo, uma semana de trabalho, havia três hipóteses de abordagem do problema. A primeira na qual se analisava as causas e a forma como o bairro se implantou da qual nos podia permitir extrair uma reflexão quanto às formas de implantação destes bairros informais, a segunda que passaria por acções de emergência ou mediação que permitissem uma acção concreta no bairro a curto prazo e a terceira que passaria por pensar o que acontecerá naquele território daqui a dez anos. A opção decidida no primeira dia da workshop foi a de intervir a segunda.

As chamadas Terras de Lelo Martins é um pequeno bairro de lata, clandestino, situado nas Terras da Costa em zona de reserva agrícola. A sua implantação iniciou-se há cerca de 30 anos em volta das pequenas casas de apoio agrícola existentes no local. Sem água, sem saneamento,com condições de salubridade inexistentes, este bairro tem vindo a ser alvo de um processo de exclusão sócio-espacial por parte da restante comunidade da Costa da Caparica.

Às vezes o papel do arquitecto não é o de fazer projecto.

Depois de analisada e entendida a situação actual, o grupo de trabalho dedicou-se a uma abordagem de mediação e intervenção, através de um projecto que envolvesse a comunidade. O mote foi a construção de uma mesa em redor do terreiro (utilizado como campo de futebol) existente. Sem praças nem espaço público, este é o espaço mais amplo, em terra batida, que serve como o lugar central de encontros de toda a comunidade.

Com o Europeu de futebol a decorrer, e o tema a congregar paixões, organizou-se uma partida de futebol que reuniu os habitantes do bairro, os participantes na workshop e para o qual também se procurou convidar os vizinhos. O jogo é a oportunidade para propor um lugar de debate, de refeições e outras actividades. Uma mesa que possa envolver a comunidade local com as comunidades vizinhas, a partir de uma estrutura simples em paletes.