Cozinha comunitária das Terras da Costa | Ateliermob + Projecto Warehouse
Conhecemos o bairro das Terras da Costa (Costa da Caparica - Almada) em 2012 neste workshop para o qual fomos convidados pela Filipa Ramalhete e Pedro Campos Costa. Sem água e com condições de habitação extremamente precárias fomos conhecendo o bairro e as suas gentes. Fomos ficando.
A Dona Vitória deu a ideia de se fazer uma Cozinha Comunitária. A comunidade que estava em processo de organização em torno de uma Comissão de Bairro (e que há pouco mais de um mês se formalizou em Associação de Moradores) votou, em assembleia, pela sua construção. Acreditava-se que uma Cozinha podia trazer a água para dentro do bairro. Depois, há muitas histórias dentro da história, tal como houve muita história antes da nossa entrada no bairro.
Começámos a tentar encontrar financiamento e fomos ao eme3, em Barcelona, ainda sem ideia de como fazê-la.
Dos amigos da Casa do Vapor chegou a doação das primeiras madeiras e, mais importante do que isso, o impulso decisivo para a construção dada por um colectivo de arquitectos portugueses que se encontrava em formação e que passou a ser co-autor deste projecto, Projecto Warehouse, e uma rede de solidariedades e energia pela Europa fora da qual nos permitimos destacar o Alex Römer e o Sam Boche e Licia Soldavini - que viveram no bairro durante grande parte do período de construção.
Contemporaneamente íamos articulando com a Câmara Municipal de Almada as complexas formulações legais para construir uma Cozinha Comunitária, contando com o seu apoio e do SMAS Almada para levar a água à Cozinha e com o imprescindível suporte financeiro e institucional da Fundação Calouste Gulbenkian para realizarmos o nosso trabalho.
Neste momento a cozinha está construída e aproveitamos para divulgar o excelente trabalho fotográfico que o Fernando e o Sérgio Guerra fizeram no decorrer de várias visitas ao bairro (as imagens constantes neste post são todas da sua autoria mas seguindo esta ligação encontrar-se-ão muito mais).
Muitos agradecimentos ficarão por fazer, num processo que moveu mundos e montanhas e que contou com muitas solidariedades imprescindíveis. Brevemente, com o Projecto Warehouse, tentaremos fazer um post de referência a todas e todos os que nos acompanharam neste processo e fechar uma ficha técnica e de apoios que é longa.
Por agora deixamos-vos algumas das fotografias do Fernando e do Sérgio, na certeza que a Cozinha Comunitária foi apenas o começo de um longo trabalho que só deverá ser considerado como bem sucedido no dia em que todas as pessoas do bairro vivam numa casa com as condições de habitabilidade que queremos para todos nós.