Bairros e zonas de intervenção prioritária de lisboa
Terminou hoje o período de candidaturas ao programa BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. No ano passado, um grupo informal constituído a partir de técnicos do ateliermob e utilizando as suas instalações - as empresas ainda não se podem candidatar tal como tarda em ser reconhecido na lei o conceito de empresa social -, elaborou duas candidaturas da qual uma saiu aprovada. Este ano estaremos em seis candidaturas.
Na sua maioria são projectos que já estão no terreno e que pensam que ter arquitectos na equipa pode ser uma mais valia para as suas actividades. O que vai sendo cada vez mais fantástico é que os convites vão chegando das mais diferentes instituições e para fazer coisas muito diferentes. É com estas parcerias e com todas as pessoas que vamos conhecendo pelos bairros que vamos construíndo o nosso caminho.
Lista de Parceiros:
Aleluia Cerâmicas, Associação de Moradores do Bairro da Prodac Norte - 1ª Fase, Café-Largo, Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia, Junta de Freguesia de Campolide, Junta de Freguesia da Ajuda, O da Joanas, Post Coop, Secretariado Diocesano de Lisboa da ONPC, Sou - Movimento e Arte, Sou Largo Crl - Cooperativa de Responsabilidade Limitada, Xerem
Lista de Bairros em que nos propomos trabalhar no âmbito de candidaturas BIP-ZIP:
Alfama, Anjos, Bela Flor, Casal Ventoso, Condado, Coop. Rua João Nascimento Costa / Costa Botelho, Empreendimento Municipal Rua Carlos Botelho, Horizonte, Lóios, Marvila Velha, Mouraria, Ourives / Estrada de Chelas, Portugal Novo, Prodac Norte, Rego (Bairro de Santos e PER) e Rio Seco.